Subiu a cortina

Caro leitor,

Seja bem vindo ao mundo das cordas, madeiras e metais. Aqui você encontrará minhas impressões sobre diversos concertos de música erudita realizados na cidade do Rio de Janeiro. Também compartilhará dos meus devaneios sobre o mundo dos clássicos e algumas dicas de programas, filmes e discos. Só peço a cortesia de fazerem silêncio durante o concerto (e nada de ficar desembrulhando balinhas). Obrigada!

sábado, 23 de março de 2013

Parabéns Verdi!

Giuseppe Verdi oficialmente só completa 200 anos de nascimento no dia 13 de outubro mas a festa já começou. O repertório da estréia da temporada 2013 da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), ontem à noite no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi 100% dedicado a esse popularíssimo compositor italiano (tecnicamente nascido no império francês). Como Verdi é renomado principalmente por sua obra lírica, a orquestra foi acompanhada pelo Coro Sinfônico do Rio de Janeiro (direção de Júlio Moretzsohn), sob a batuta do seu maestro titular Isaac Karabtchevsky.

A noite começou ao som de música sacra com as Quatro Peças Sacras: Ave Maria, Stabat Mater, Laudi alla Vergine Maria e Te Deum. Essa definitivamente não teria sido a minha escolha de repertório, já que estava há quatro meses esperando para ouvir uma orquestra que não participa de duas das quatro peças. Além disso, a execução me pareceu morna, sem a emoção característica desse grupo, e o coro ainda passou por dificuldades em diversos trechos. Já que essas peças não foram compostas para serem tocadas em conjunto, eu recomendaria separá-las para aliviar um pouco o sofrimento da Virgem Maria...

Após o intervalo, no entanto, outra orquestra e outro coro subiram ao palco com um repertório composto por "top hits" que toda platéia ADORA apesar das reclamações dos críticos. O destino veio com la forza total arrancando um "puta que pariu isso é lindo demais!" da senhorinha sentada atrás de mim durante o solo de clarineta. Os dois spallas (Felipe Prazeres e Elissa Cassini), sentados lado a lado, saltitavam nas suas cadeiras como de praxe e vários sorrisos surgiram iluminando os rostos dos artistas sobre o palco. Agora sim, eu estava em um concerto da OPES!

O show continuou com um Va pensiero impecável e super suave, um coro de ferreiros enérgico e dançante (até os trompistas começaram a bailar), e a belíssima abertura de Aída que resume em oito minutos a intensidade de amor, traição, ciúme, medo e arrependimento. O grand finale com a marcha triunfal foi um desfile de competência de músicos inspirados. O famoso solo de metais, preciso e elegante, empolgou o público, o coro cantou a merecida vitória, as cordas pareciam ser guiadas por um único arco, as madeiras ressaltavam a beleza rendada da composição (com um piccolo excepcionalmente encapetado) enquanto a percussão ditava o ritmo da passada de todos.

Para fechar com chave de ouro, um Brindisi de bônus para todos irmos para a casa cantarolando, inebriados de Verdi.

Antes de encerrar esta crônica, compartilho com vocês uma fofoca de banheiro feminino do Municipal. Uma senhora, ao constatar que não tinha papel reclamou com os demais presentes "Que absurdo! Um lugar desse nível não ter papel é o fim!". Uma outra frequentadora, ao lavar as mãos, contestou: "Absurdo é esses músicos aí estarem sem receber desde o início do ano porque a Petrobras ainda não renovou o patrocínio!". Sem querer colocar lenha na fogueira (até porque não tenho confirmação oficial da fofoca), deixo apenas um recado para a Petrobras: A música é a nossa energia! Espero que renove e continue tratando essa orquestra como prioridade por muitos e muitos anos.

Bela estréia! Bravi!

Um comentário:

  1. adoro histórias de banheiro , pois , geralmente nesse recinto grandes verdades foram ditas ao longo dos anos e algumas tiveram graves consequencias !!! quanto a crítica , concordo com quase tudo ...tenho porém , uma opiniao contrária sobre a primeira parte do concerto . em um programa tao popular, as primeiras peças serviram como seríssima preparaçao para a segunda parte !!! o coro, muito bem ensaiado , cumpriu muito bem o seu papel levando o flautista marcelo bomfim as lágrimas e tocando tambem profundamente o meu pobre coraçao !!!

    ResponderExcluir