Subiu a cortina

Caro leitor,

Seja bem vindo ao mundo das cordas, madeiras e metais. Aqui você encontrará minhas impressões sobre diversos concertos de música erudita realizados na cidade do Rio de Janeiro. Também compartilhará dos meus devaneios sobre o mundo dos clássicos e algumas dicas de programas, filmes e discos. Só peço a cortesia de fazerem silêncio durante o concerto (e nada de ficar desembrulhando balinhas). Obrigada!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A EBC responde

As redes sociais às vezes pregam peças na gente. Recentemente, recebi um aviso que a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) estava fazendo uma enquete entre o seu público-ouvinte perguntando se ela deveria continuar investindo em uma programação voltada para a música clássica. Assim como vários amantes da música de concerto, fiquei logo revoltada e ofendida. Como assim "SE deveria continuar investindo"??? É claro que sim! Como ousam eles duvidarem da importância desse espaço para minhas queridas sinfonias, sonatas, concertos e afins? 

Pois bem, lá fui eu para a ouvidoria da EBC e enviei a seguinte mensagem:

"Caros responsáveis,
Entro em contato pois soube através das redes sociais na internet que vocês estavam querendo manifestações do público em relação ao mérito da EBC manter uma programação de música clássica.

Como ouvinte assídua da Radio MEC e frequentadora das salas de concerto da cidade do Rio, chego a ficar ofendida com a pergunta. Qual seria o argumento contrário a manter a música erudita como parte da grade da Empresa? Alias, retorno questionando por que esse tipo de música não está representada nos programas com maior frequência?

Esse repertório possui um público fiel e apaixonado que sofre com a falta de acesso a gravações, vídeos, reportagens, documentários, filmes e rodas de discussão a respeito de um tema tão rico e variado. A EBC deveria enxergar a oportunidade que tem de preencher uma lacuna existente na cultura do público que está sempre em busca de novidades. Ao invés disso, está deixando essa chance escorregar por entre seus dedos e fazendo um desfavor à população empurrando a programação clássica para horários pouco nobres e insalubres da alta madrugada.

Qual seria o conteúdo a entrar nos horários que hoje são ocupados com a música clássica? Mais um programa de esportes? Mais uma entrevista com artistas da MPB? Mais um show de algum artista pop internacional? Como a EBC pretende se destacar no mercado da Comunicação se ela está dando indícios que vai se juntar à pasteurização e homogeneização cultural da grande mídia?

Manifesto-me, portanto, a favor dos clássicos e outras formas de expressão artísticas que não podem perder o pouco espaço que possuem pelo bem do público e da Cultura do Brasil.

Cordialmente,
Amanda C. de Andrade"

Eu tava meio nervosa na hora, mas pelo menos fui educada. Demorou um pouco e hoje recebi a resposta da gerência das rádios da EBC conforme reproduzo abaixo:


"Prezada Sra. Amanda Andrade, boa tarde.

A Gerência da Rádio, em resposta ao seu e-mail, informou o seguinte:

"A Gerência Regional das Rádios da EBC no Rio de Janeiro, pela qual respondo, e muito menos a coordenação da Rádio MEC FM, que se reporta a esta gerência, não se manifestou em momento algum e muito menos recebeu qualquer orientação de instâncias superiores da empresa no sentido de não se manter a música erudita como parte da grade da Empresa. Muito pelo contrário, esta gestão tem grande zêlo pela programação de música clássica da Rádio MEC FM, notória tradição da emissora.
Quanto à observação da ouvinte Amanda Andrade, com relação a solicitações referentes a "manifestações do público em relação ao mérito da EBC manter uma programação de música clássica", desconhecemos a iniciativa."

Aproveitamos para agradecer a participação e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente,

Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação - EBC
http://www.ebc.com.br/"

Acho que eles não gostaram muito do meu tom, mas pelo menos a Rádio MEC FM parece que vai ficar do jeitinho que está (depois a gente manda outro e-mail para eles com recomendações de como poderiam melhorar hehehe). Enquanto isso, a gente aprende a investigar direito as denúncias do Facebook antes de sair gritando na ouvidoria :-p

Nenhum comentário:

Postar um comentário