Subiu a cortina

Caro leitor,

Seja bem vindo ao mundo das cordas, madeiras e metais. Aqui você encontrará minhas impressões sobre diversos concertos de música erudita realizados na cidade do Rio de Janeiro. Também compartilhará dos meus devaneios sobre o mundo dos clássicos e algumas dicas de programas, filmes e discos. Só peço a cortesia de fazerem silêncio durante o concerto (e nada de ficar desembrulhando balinhas). Obrigada!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vive la France!

"A filha do regimento" de Gaetano Donizetti, apresentada ontem em forma de concerto pela OSB Ópera e Repertório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi a sétima produção da Série Lírica da orquestra. Dessas sete, eu fui a cinco e afirmo com muita convicção que esta foi a melhor! É tanto elogio para distribuir que torço para que meus queridos leitores estejam com paciência...

A noite contou com inúmeras passagens marcantes desde as primeiras notas do belíssimo solo de trompa que introduz a obra até os últimos acordes do "grand final" que levou o público a uma ovação desenfreada. Assim como fez o maestro beijoqueiro Francesco Maria Colombo, também destacarei os solistas da orquestra. Josué Soares (trompa) não só abriu a noite com muita segurança, mas também foi solicitado em outros trechos da ópera, ora levando energia aos soldados do regimento, ora potencializando os lamentos da jovem Marie. Victor Astorga (oboé/corne inglês) foi responsável pela ária mais bonita e emocionante da noite, acompanhando a soprano (depois eu volto pra falar dela) na sua triste partida dos campos de batalha. Mateus Ceccato (violoncelo) não ficou atrás, lamentando a falta de esperança no destino de Marie forçada a se enfurnar na alta sociedade. O quarteto de cordas que abre o segundo ato, transformou o contexto da trama de campo de batalha para palácio aristocrático. Quem precisa de cenário quando se tem Mateus Ceccato (violoncelo), Déborah Cheyne (viola), Luzer Machtyngier (violino) e Michel Bessler (violino) descrevendo muito claramente o ambiente?

Eu poderia, na verdade, citar cada um dos integrantes da OSB Ópera e Repertório pelo nome. As cordas arrepiaram com um som coeso e maduro, acompanhando o clima do enredo. Os metais e a percussão trabalharam pacas nessa obra com temática militar e o fizeram com tanta classe que eu estou quase me alistando nas forças armadas! As madeiras definiram a personalidade de cada personagem trazendo especial doçura e leveza ao casal principal. Bravi! Bravi! Bravissimi!

Os programas de meia folha distribuído nos concertos dessa orquestra continuam me irritando pela falta de informação e desta vez ainda cometeram uma injustiça ao não destacarem o barítono Leonardo Páscoa dentre os solistas da noite. Além do papel de Sulpice ter bastante importância na trama, ele simplesmente arrasou com a sua presença de palco invejável e sua voz vigorosa.

O tenor Jacques Rocha é um fenômeno e tem tudo para crescer cada vez mais rápido. Além de possuir uma linda voz, ele é muito expressivo e cativa o público logo nas primeiras notas. Também tem uma boa dicção no francês, o que permitiu que eu focasse nele e não nas legendas, facilitando bastante a empatia. Eu testemunhei a sua estréia profissional no início do ano e o seu progresso em pouco tempo é impressionante. Além disso, é um prazer perceber os sorrisos e a vibração de alguns membros do coro ao ouvi-lo atingir aquelas notas mais agudas e mais difíceis sem titubear. Alias, um belíssimo trabalho do coro e seu diretor, cujo nome eu desconheço pois não consta no programa (grrrrrrr...)!

Agora, a grande estrela da noite, a filha da orquestra, linda, voz fantástica, encenação impecável, expressão facial enternecedora, me fez rir, chorar, arrepiar e me deixou boquiaberta: Nino Machaidze é uma soprano fabulosa de apenas 29 anos de idade, diretamente da Georgia para os palcos cariocas! Para aqueles ruins de geografia, a Georgia é um pequeno país espremido entre Russia, Armênia, Azerbaidjão e o Mar Negro. Vou ficar o resto do dia viajando na concatenação de eventos que foram necessários para que fosse possível o meu deleite de ontem à noite graças ao canto dessa diva. Bom feriado a todos!

2 comentários:

  1. Querida Amanda... Hoje, somente hoje, passeando pelo google em pesquisa sobre mim na web, tomei conhecimento do seu blog. Fiquei muito feliz em saber que alguém que não conheço fez um comentário bom sobre mim e uma cobrança. Agradeço de coração. Mas confesso que fiquei feliz em ver que você faz de forma "quixotesca" cobranças sobre a musica erudita, que são inclusive respondidas. Brava!!!
    Tem o meu respeito e admiração...
    Um fortíssimo abraço
    Leonardo Pascoa

    ResponderExcluir
  2. Querida Amanda... Hoje, somente hoje, passeando pelo google em pesquisa sobre mim na web, tomei conhecimento do seu blog. Fiquei muito feliz em saber que alguém que não conheço fez um comentário bom sobre mim e uma cobrança. Agradeço de coração. Mas confesso que fiquei feliz em ver que você faz de forma "quixotesca" cobranças sobre a musica erudita, que são inclusive respondidas. Brava!!!
    Tem o meu respeito e admiração...
    Um fortíssimo abraço
    Leonardo Pascoa

    ResponderExcluir