Subiu a cortina

Caro leitor,

Seja bem vindo ao mundo das cordas, madeiras e metais. Aqui você encontrará minhas impressões sobre diversos concertos de música erudita realizados na cidade do Rio de Janeiro. Também compartilhará dos meus devaneios sobre o mundo dos clássicos e algumas dicas de programas, filmes e discos. Só peço a cortesia de fazerem silêncio durante o concerto (e nada de ficar desembrulhando balinhas). Obrigada!

domingo, 4 de novembro de 2012

Vale a pena

13.VI.2011 Algo quebrou no sistema. O desenvolvimento infinito tornou-se limitado. As riquezas não trazem bem-estar para a população. Criminosos são admirados e heróis são presos. Lutar por seus direitos tornou-se mal-visto. Os elementos estão fora de lugar. O desequilíbrio do ambiente nos faz tropeçar constantemente mas parece haver uma nuvem de fumaça negra que não nos permite enxergar o caminho. Será que vale a pena continuar tentando remar contra a maré de corrupção, sujeira, anti-ética e falsidade? Depende... O que importa para você? Para mim, importa poder estar com os meus amigos e rir até doer a barriga, saber que eles estão bem e saudáveis e que não estão sendo explorados até um nível de insanidade por seus patrões. Importa ver um trabalhador desempenhando sua função, por mais humilde que seja, com orgulho e dignidade. Importa ter professores motivados para formarem nossos futuros cidadãos. Importa poder tomar sol sem me preocupar com câncer de pele. Importa ter a chance de ficar 40 minutos observando um atobá pescando sardinha na Baía de Guanabara. Importa poder chorar de emoção diante da delicadeza da música de Liszt tocada por músicos brasileiros no palco do Teatro Municipal. Importa não conseguir resistir ao feitiço do samba da Velha Guarda da Portela. Importa estar tranquila ao entrar no mar porque eu sei que ele está limpo e que serei socorrida caso entre em apuros com Iemanjá. Importa ouvir o ronronar de um gato recolhido das ruas por uma alma caridosa. Importa poder comer sem culpa um sanduiche de brigadeiro. Importa poder escolher entre moqueca, paella, feijoada, sopa de cebola, carne seca com abóbora, tapioca, misto quente, coxinha de galinha e tantas outras gostosuras. Importa receber um sorriso. Importa poder dormir um sono dos justos. Importa poder me orgulhar de mim mesma, da minha família, dos meus amigos, da minha cidade, do meu país, da minha espécie. Portanto, vou continuar remando contra a maré. Mesmo que não dê em nada. Mesmo que seja uma batalha perdida. Mesmo que a causa caia no esquecimento. Não fazer nada não é uma opção, se isso tudo realmente importa. Me inspiro nos grandes líderes do passado, nos colegas de luta do presente e na minha visão do futuro. Uma única transformação pode ser suficiente para fazer todo o esforço valer a pena. Uma palavra de apoio no momento certo pode incendiar uma pequena chama. Um abraço sincero na hora do desespero pode renovar as esperanças de que tudo é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário